Estratégias para conseguir manter o foco

Quando falamos em atingir nossos objetivos e metas, entendemos que o resultado final é o sucesso e realização efetiva deles, porém, definitivamente isso é apenas o final. Ao longo do caminho precisamos criar, desenvolver e manter várias ações e características que vão nos fazer chegar nesse fim. Uma dessas características, e talvez uma das mais importantes, é o foco durante a realização das atividades necessárias envolvidas nos nossos objetivos.

Mesmo sabendo disso, muitas vezes não é uma tarefa fácil se manter em estado de atenção, considerando que temos diversos fatores de distração ao nosso redor e que aparecem a todo momento. Um ótimo exemplo de fator dispersor é o celular, que anda sempre junto a nós (já que atualmente se tornou um objeto de trabalho para muitas pessoas) e é um portador de grande informação e descontração. Então dá para perceber que é muito fácil escorregar no meio do dia e perder o foco através dele. Mas claro que esse é apenas um dos inúmeros motivos que nos levam a sair da linha, como rotina, novos projetos, responsabilidades, problemas, compromissos… Mas hoje vamos te falar algumas estratégias que podem ser muito efetivas a te ajudarem nesse processo. Vamos lá?

Primeiramente, é muito importante falar que se entender e entender as maneiras as quais você funciona é fundamental. Apenas tendo essa compreensão será possível estabelecer hábitos eficazes e que conversem com a sua personalidade. Talvez anotar no papel com caneta seja a melhor forma de se organizar, ou talvez utilizar aplicativos e blocos de computador seja mais sua praia. De qualquer forma, o que realmente importa é se encontrar. Outra questão importante a ser levantada é que nada aqui é lei, e cada pessoa funciona e responde de uma maneira, então não é de um dia para o outro que você se tornará a pessoa mais focado do universo.

Dadas essas considerações, vamos para algumas práticas que podem ser úteis para o seu foco:

1 – Não se cobre durante o processo! Estamos falando de um momento de autoconhecimento e autocontrole, onde você vai testar e errar bastante durante o caminho, até achar como se organizar e manter o foco nas atividades. 

2 – Tirar suas obrigações da mente e deposita-las para fora ajuda muito no momento de entendimento de quais são as suas prioridades, a quantidade de atividades e o tempo necessário para realizá-las. Então descubra como você se identifica ao anotar seus compromissos  para ter mais clareza do que precisa ser feito.

3 – Não tenha medo de anotar vários tipos de atividades. Idas ao mercado, compra de ração, consultas médicas, exercícios físicos, aulas, eventos vão te ajudar a criar esse senso de prioridade e tempo, e te ajudarão a se organizar entre elas.

4 – Aprenda a dizer não quando necessário, pois é comum acharmos que damos conta de tudo, e no fim não fazermos nada. Então se você já se comprometeu com algo, fique empenhado em finaliza-lo para depois se comprometer com outra coisa.

5 – Seja legal com você mesmo e se recompense quando conseguir finalizar algo de forma mais produtiva e derivada de foco. Nosso cérebro precisa receber esse valor após  tanto esforço, então veja uma série, vá caminhar, leia um livro, vá em um restaurante e se permita comemorar as pequenas e grandes vitórias.

6 (bônus) – Existe um aplicativo chamado “Forest App” que pode ser um grande amigo na hora de se manter focado. Ele ajuda o usuário a gerenciar seu tempo e se tornar menos dependente de seu celular de uma forma divertida e interessante. Ao passar um tempo longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moedas, que podem ser usadas para ajudar a plantar árvores reais.

E aí, curtiu as dicas para se tornar uma pessoa mais focada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *