Como desenvolver sua inteligência emocional

Emoções andam ao nosso lado durante todos os momentos das nossas vidas. Nas nossas conquistas, nas nossas falhas,  inseguranças, medos e desejos, as emoções aparecem e não importa se estamos no nosso aspecto pessoal ou profissional. Por essa razão é muito importante conhecer essas respostas aos acontecimentos da vida e, mais importante ainda, saber lidar com elas. Ou seja, ter inteligência emocional.

Quando entendemos que nossas emoções são uma reação imediata a um estimulo, fica fácil de perceber que é algo que foge um pouco (ou muito rs) do nosso controle. Então para vivermos de uma maneira mais calma e controlada, é preciso ter essa habilidade de perceber a emoção a ponto de conseguir compreende-la e reagir da melhor forma possível.

Mas calma, a inteligência emocional não é algo que uma pessoa nasce com e não tem como ser desenvolvida. Na verdade, de acordo com o Daniel Goleman, jornalista científico e escritor do best seller “Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o Que É Ser Inteligente”, existem algumas competências que estão interligadas e que podem te ajudar a desenvolver essa habilidade:

1.Autogestão – Assumir o controle das suas emoções

2.Autoconsciência – Analisar e entender o por que das suas emoções causarem determinadas reações no seu comportamento

3.Gestão de Relacionamento – Conseguir construir boas relações e interações com outras pessoas, através de comunicação eficiente

4.Consciência Social – Ser capaz de entender a realidade ao seu redor e sendo empático com o sentimento dos outros

Essas competências são resultado de ações que nos colocam nesse lugar de inteligência emocional, e para conseguir atingi-los existem algumas práticas que podem ajudar, e são sobre elas que vamos falar agora.

Bora lá?

1.Realize auto avaliações

Se conhecer é um grande primeiro passo para conseguir desenvolver IE. Ao se analisar e perceber quais são seus pontos fortes e fracos, inseguranças e confianças, fica mais simples e claro de entender o que trabalhar e o que explorar. Você pode pegar um papel e caneta para listar esses pontos, além de fazer terapia que é uma ótima forma de se conhecer. 

2. Reconheça o que está sentindo

Comece a prestar mais atenção nas situações que acontecem na sua vida, e observe qual sentimento está se sobressaindo (alegria, tristeza, raiva, ciúmes, etc). Abrace esse sentimento e reconheça o que está te fazendo se sentir assim, ao invés de tentar controlar e engolir o que está enfrentando.

3. Tenha empatia, compaixão e tolerância

Entender e receber o que está acontecendo com as outras pessoas de uma forma empática e tolerante ajuda com que, em situações de tensão coletiva, tudo fique mais simples. Ao invés de expressar as suas necessidades e sentimentos, entender e sintonizar com outras emoções pode melhorar qualquer circunstância.

4. Pratique consciência social

A consciência social é uma peça chave para entender reações, humores, estados e sentimentos. Pelas expressões faciais, linguagem corporal e como agem é possível interagir com outras pessoas de maneira mais consciente

5. Pratique o mindfulness

Estar presente e consciente no presente é uma das formas que atualmente se entende como mais eficazes para se aprimorar nos aspectos profissional e pessoal. Então tente praticar esse estado, o qual você percebe tudo o que está acontecendo ao seu redor e entra no presente, sem preocupações com o futuro ou com o passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *