Ferramentas do Google para seu pequeno negócio

É notório que o apoio aos pequenos e médios negócios vem ganhando mais atenção no nosso país (a chegada da Seu Guru que o diga rs), já que em 2021, de acordo com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sabrae), mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas, ou se registraram como MEI. Esse número representa um aumenta de 19,8% quando comparamos à 2020, o que nos faz concordar que é um valor significativo e que vale a pena investir nessa comunidade.

Dessa maneira, o Google teve a iniciativa lá em 2019, de disponibilizar ferramentas que auxiliassem o micro e pequeno empreendedor a estabelecer uma presença online, que é algo indispensável nos dias atuais quando pensamos em desenvolvimento e crescimento de negócio.

Então já pega um papel e caneta, porque hoje vamos te contar um pouquinho sobre alguns desses recursos e para que eles realmente servem. Bora lá?

Google para PMEs

Essa página do Google chamada Google para PMEs  é um espaço onde você pode tanto ajudar outras empresas, quando receber ajuda para sua própria.

Como ofereço ajuda?

Você consegue ajudar outros colegas através de apoio aos negócios deles fazendo:

•Avaliação à empresa

•Pedidos Online

•Compras ou doações

•Reserva para ser atendido pelo serviço oferecido

Como recebo ajuda?

Você pode solicitar que um plano seja feito para seu negócio através de um questionário, que após ser respondido apresenta esse plano de ação.  Este oferece dicas e sugestões envolvendo diferentes ferramentas do Google, como YouTube e Google Ads. Além da indicações de ferramentas, também há uma explicação de como ela funciona.

Google Meu Negócio

Essa plataforma do Google te possibilita cadastrar várias informações sobre seu negócio para que as pessoas consigam te localizar com mais facilidade ao fazerem alguma pesquisa relacionada ao que você faz. Além disso, é através do Google Meu  Negócio que o Google Maps consegue indicar empreendimentos que estejam próximos à localização do usuário.

Mas não é algo que apenas espaços físicos podem aproveitar. Essa plataforma também ajuda você a melhorar todo o posicionamento do seu site para atrair mais clientes à sua loja virtual.

Google Campanhas Inteligentes

Uma ferramenta que possibilita fazer publicidade online de forma simples e rápida, que é ideal para quem está começando e quer anunciar sua marca na internet, mas não sabe utilizar o Google Ads. Com as Campanhas inteligentes,  é possível criar anúncios que alcancem pessoas em até 65 km do seu espaço físico. Também pode ser utilizado como forma de divulgação de um evento local que deseja atrair pessoal da região.

Como crio um anúncio através das Campanhas Inteligentes?

É algo bem simples de fazer, e podemos falar que é express também. São três passos:

•Selecionar qual seu público-alvo

•Fazer uma pequena descrição do seu estabelecimento

•Definir o orçamento definido para cada anúncio

Você pode saber  mais dessa ferramenta clicando aqui.

G Suite

O G Suite é um grande pacote de aplicativos disponibilizado pelo Google, que tem como objetivo auxiliar no dia a dia da sua empresa para que todas as ações gerenciais e administrativa se concentrem em apenas um lugar.

Quais aplicativos posso encontrar no pacote G Suite?

Há uma grande seleção de aplicativos  que oferecem soluções digitais, por exemplo:

•Videoconferências

•E-mails

•Agendas

•Documentos

•Apresentações

•Planilhas

•Compartilhamento na nuvem

•Entre outros

Agora que você já conhece melhor algumas das ferramentas que o Google oferece e que podem ajudar a fazer negócio crescer, você pode dar esse próximo  passo para evoluir ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *