4 Aplicativos para se organizar no dia a dia

Por mais que seja dito, e muitas vezes comprovado que ao manter organizadas nossas atividades pessoais e profissionais conseguimos executá-las com mais sucesso, nem sempre é algo simples ou possível de se fazer sozinho. Dentre milhares de funcionalidades que a tecnologia nos proporciona, auxiliar na organização das nossas tarefas pode com toda certeza ser uma delas.

Não é preciso de muita coisa para conseguir se manter alinhado com seus compromissos utilizando a tecnologia de hoje. Um simples Word ou blocos de anotações podem ser mais que suficientes para muita gente, mas existem outras ferramentas que foram desenvolvidas especialmente com esse intuito, e é sobre algumas delas que vamos falar aqui hoje.


Vamos lá?

1. Trello

O Trello é uma plataforma bem versátil e prática, muito utilizada para gerir projetos profissionais e até mesmo pessoais. Você consegue utilizar suas funcionalidades de maneira colaborativa, para auxiliar nos projetos do seu trabalho, mas também organizar suas férias ou as compras do mercado. Através de quadros, que podem ser chamados de boards, as listas de tarefas a serem realizadas são inseridas, e em cada uma dessas listas, podem ser acrescentados cartões (ou cards) que contenham as instruções e detalhes daquela tarefa específica, como urgência, pessoas responsáveis e status.

Por ser uma ferramenta online, você pode acessá-la de qualquer lugar que tenha internet através de um computador, celular ou tablet, e qualquer pessoa que esteja cadastrada no Trello, pode ter acesso ao seu board. Também é possível que você convide as pessoas a se cadastrarem na plataforma e dessa forma, criar seu time.

Além disso, para deixar mais prático ainda, é possível sincronizar o Trello com outras ferramentas como o Google Drive, OneDrive ou Dropbox, por exemplo, sendo uma maneira de te ajudar muito no seu dia a dia para que seja cada vez mais prático e que resulte em grandes resultados.

Caso você queira entender melhor como mexer na plataforma, aqui tem um passo a passo.

2. Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa que possua uma conta no Google ou no Gmail, e é uma forma de te ajudar a se manter mais produtivo ao realizar suas tarefas pessoais e profissionais. A possibilidade de ter sua agenda de a fazeres dentro do seu bolso é uma forma de praticamente nunca se esquecer do que precisa ser feito, já que seu celular sempre está com você.

Dentro da plataforma, é possível criar mais de uma agenda, ou seja, você consegue dividir seus compromissos por áreas da sua vida (como trabalho, faculdade, tarefas domésticas, entre outros) e para evitar que você se esqueça de algum, caso não olhe no aplicativo, é possível a sincronização com seu e-mail, e dessa forma, receber notificações de todos.

Lembrando que também é possível compartilhar sua agenda com as pessoas do seu trabalho, sendo possível verificar a disponibilidade de horários de cada um, e vice-versa. Além disso, também há a possibilidade de adicionar anexos que sejam relevantes para os seus compromissos, o que evita que você perca tempo procurando antes da reunião, ou até mesmo durante.

Para saber mais sobre como usar o Google Agenda, é só clicar aqui.

3. Notion

O Notion é uma ferramenta que consegue englobar documentos, listas, planilhas e mídias, como se fosse uma área de trabalho “tudo em um”, permitindo que você use menos aplicativos na sua rotina. É prático e cada usuário consegue adaptar suas necessidades de organização ao criar páginas que já possuem modelos prontos, mas que são totalmente editáveis. Por possuir muitos recursos, pode parecer um pouco assustador para usuários iniciantes, mas é bem intuitivo e em pouco tempo é possível se sentir familiarizado. Podemos entende-lo como uma caixa cheia de legos para irem se encaixando até formar algo sólido.

Para conseguir utilizar a plataforma de forma mais efetiva, uma pergunta deve ser respondida com bastante clareza: “o que eu realmente preciso?”. Ao responder esse questionamento, fica mais claro como distribuir as informações de forma que seja fácil o entendimento de todos que vão ter acesso ao recurso.

Uma forma de entender melhor como utilizar o Notion, é clicando aqui.

4. Todoist

O Todoist também pode ser uma mão na roda para sua rotina. Ele é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas que pode conter o planejamento do seu dia de trabalho, a quantidade de demandas a serem feitas, e a maneira que tudo será realizado para ser entregue no prazo estabelecido. Assim podemos dizer que ele é o braço direito de quem trabalha de forma autônoma.

Nele você consegue criar quais são as suas tarefas e descrever o passo a passo em subtarefas. Além disso, consegue priorizar essas atividades e acompanhar tudo pelo calendário que pode ser organizado na plataforma. Com essas funcionalidades, é possível que sua semana seja toda planejada e seus projetos organizados,  o que resulta em dias mais produtivos, ao manter o controle das tarefas e inserindo processos mais estruturados.

Para saber mais sobre o Todoist, clique aqui

Agora você só precisa testar todos esses aplicativos e entender em qual você se adapta melhor, ou até mesmo qual se adapta melhor para cada área da sua vida, seja ela pessoal ou profissional, transformando-a em organização pura.

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